sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vale mesmo a pena ir à Kidzania?

Via
Ouvi esta pergunta inúmeras vezes, depois das nossas férias de verão. O que me levou a escrever a nossa opinião e experiência.

Muito francamente, nunca antes tinha prestado atenção à Kidzania, porque achava que não valeria a pena. Daquelas coisas que pensamos sem nos informarmos, enfim, sem fundamento. Porém, no ano passado uns amigos levaram lá os filhos e falaram-nos muito bem, inclusivamente as crianças, que adoraram. Sem desprestígio para os pais, mas cá entre nós, os filhos é que me convenceram!

E convenceram totalmente a Letícia, que demonstrou muita vontade de lá ir. O Duarte estava muito renitente, chegou a dizer-me que a Kidzania já não era para a idade dele, que deveria ser mais para bebés. Respondi-lhe que as entradas são até aos 15 anos, portanto a Kidzania deveria ter também opções do agrado dos meninos mais velhos. Isto convenceu-o "um bocadinho".

Comprei os bilhetes alguns dias antes, na Worten. Um conselho que dou, sempre que possível comprar os bilhetes online, poupa imenso tempo nas filas - foi o caso, entramos logo que chegamos, e por vezes é mais económico - já não foi o caso, aliás paguei mais 0,80cêntimos, por bilhete, mas valeu  a pena.
O bilhete custa 19,50€  para as crianças de 5 a 15 anos.

O que é a Kidzania? É um parque temático, uma cidade em miniatura, onde estão representadas grandes marcas como o Pizza Hut, o Continente, a rádio Comercial, a SIC, etc, e muitas outras réplicas de lojas, consultórios, posto de polícia, tribunal, estádio, etc, onde as crianças podem trabalhar.

À entrada, as crianças recebem um cheque com Kidzos ( a moeda da kidzania ), que trocam no banco. Depois, utilizam esse dinheiro para pagar determinados serviços, como por exemplo, tirar a carta de condução. Para ganhar mais kidzos, devem trabalhar onde quiserem.
Também me aconselharam, devido à grande afluência prevista, que desse dinheiro às crianças, para almoçarem; se trabalhassem no Pizza Hut, por exemplo, almoçariam lá gratuitamente. 

Como responsável pelas crianças, recebi uma pulseira electrónica que nos "conectava"; os pais acompanham os filhos até aos 8 anos, e pagam bilhete também. Como não era o caso, forneci apenas o meu telemóvel, para ser contactada em caso de necessidade. Que não houve.

Antecipadamente, as crianças informaram-se no site da Kidzania sobre as 60 profissões existentes, para seleccionarem as que mais lhes agradavam, já que seria impossível experimentar todas.
Além da limitação de tempo, houve realmente uma grande afluência de crianças, o que causava longas filas de espera, para trabalhar por exemplo, no McDonalds. Aqueles meninos que conseguem lá lugar, têm oportunidade de fazer o seu próprio hamburger, e degustá-lo! Claro que os meus filhos queriam muito trabalhar ai, e no Pizza Hut, mas escolheram não esperar e passar para onde houvesse menos espera.

Os meus filhos entraram às 11h da manhã e ficamos na expectativa de receber uma chamada para os irmos buscar a qualquer momento, mas o tempo passava e ...nada! Saíram apenas quando a Kidzania fechou, quase às 18:30! 

Quando lá entrei, para os ir buscar, indaguei-me como encontrar os meus filhos no meio de tanta criança!  Mas foi fácil e rápido; coloquei a pulseira numa máquina que me mostrou um mapa da Kidzania, e a localização dos meus filhos. O Duarte estava  praticamente atrás de mim, dentro da Rádio Comercial a trabalhar como locutor! E a Letícia vinha da Perfumaria.
Inicialmente tinham ficado juntos, mas depressa os interesses divergiram, e cada um seguiu para o que mais lhe agradava; conclusão, cada um fez amigos com gostos comuns, com quem se deslocaram de uns sítios para os outros! Portanto, pensar " não tem graça, o meu filho ir sozinho", é subjectivo. Lá dentro encontra companhia rapidamente.

Conhecer o interior deu-me uma noção mais concreta da Kidzania, e impressionou-me. A qualidade das réplicas, a organização, a eficiências dos monitores, que parecia estarem por todo o lado, a segurança em que as crianças estão, mas sobretudo, a alegria que vi estampada no rosto, não só dos meus filhos, mas de todas as crianças! A primeira coisa que me disseram - Temos que voltar à Kidzania, mãe!
Ganhar dinheiro e geri-lo, tomar decisões, desfrutar de várias profissões e ser um pouquinho adultos, foi certamente uma experiência que os fascinou.

Finalmente, a minha nota negativa vai para a luz artificial do Kidzania. É uma pena que durante o dia a luz não possa ser natural, sobretudo em dias bonitos. 

Foi aborrecido para nós, permanecermos tantas horas no Dolce Vita? Talvez fosse, se a Patrícia e os seus filhotes não fossem ter connosco! Desfrutamos de uma tarde muito bem passada em amena cavaqueira, e tive o prazer de, finalmente, conhecer a Patrícia pessoalmente.

- Vale a pena ir à Kidzania? Sim, sem dúvida! Um programa infantil memorável.

Até breve!