segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

As ideias para decoração de Natal, da Paula

A Paula começou por ser uma leitora habitual do blog, brindando-me com comentários sempre tão sensatos, divertidos e interessantes, que prenunciavam já a existência de uma potencial blogger.

É a autora do blog " 2700 Milhas", onde partilha dicas de decoração, artesanato, beleza, jardim, e muitas outras coisas, sempre com um enfoque na natureza, economia e simplicidade. 
É a minha convidada de hoje, e é com muito gosto que publico as sugestões da Paula, para a decoração de Natal. Simples e reciclável, como habitualmente.

Depois de receber este simpático e irrecusável convite, pensei em duas ideias simples, rápidas e económicas para partilhar convosco. 
Se tiver  crianças por perto, tanto melhor! Deixe-as participar,  já que o grau de dificuldade é praticamente nulo.
Ao som de uma melodia de Natal, com uma caneca de chá e umas meias quentinhas,  são estas as minhas propostas para uma actividade em família.

VIDA NOVA PARA OBJECTOS VELHOS: PORTA VELAS 
 

Materiais para o porta velas:
- 1 frasco ou copo de vidro, um porta velas ou uma tacinha de cerâmica que já não esteja a uso 
- Um ou dois marcadores para pintar vidro/ cerâmica ( a título de referência, comprei cada unidade a 2,99 Euros e duram muito tempo)
- 1 vela 

Importante:  tenha uma folha de papel de cozinha humedecida à mão para o caso de querer apagar algum desenho. Se o fizer rapidamente,  sairá com facilidade. 
(Não limpe com os dedos, porque custa a sair!)

Se pintar uma superfície transparente ou branca, tem marcadores  nas cores dourado e prateado, bem adequadas à epoca natalícia.
Se escolher um  vidro já colorido, além das cores referidas pode usar uma caneta branca. Num fundo verde ou vermelho não fica mal!

Escolha motivos simples, de linhas curtas e desenhe só os contornos, assim o risco de erro é menor. Obviamente que não tem de ficar tudo direitinho e certo como uma pintura industrial. Basta que fique minimamente uniforme!

 e  BOLAS DE NATAL 
 Se está cansada de ver as mesmas bolas há anos, use um destes marcadores e dê asas à criatividade! O procedimento é igual e mesmo só com um marcador, compensa o investimento porque o poderá usar muitas mais vezes noutras decorações.

"Let it snow"...

Materiais:

- bolinhas de esferovite de vários tamanhos
- fita cola dupla (ou seja, fita adesiva transparente com cola nos dois lados)
- 1 faca de cozinha
- boa disposição

Eis como ter neve dentro de casa por muito menos que uma deslocação à Serra da Estrela:

Corte ao meio as bolas maiores, já que as pequenas não necessitam, podem ser aplicadas directamente
Aplique um bocadinho de fita cola
Disponha ao seu gosto numa janela da sua casa.

Além de ter ganho uma excelente desculpa para se esquivar à limpeza dos vidros ("para não estragar a decoração"), pode utilizar as bolinhas que tenham sobrado para:

- decorar a árvore de Natal, colando-as aos ramos ou às bolas
- decorar alguns embrulhos que tenham papel de uma só cor - ou mesmo sacos para presentes.

Para a Fernanda e leitores do Mãe e Muito Mais, os meus votos de um Feliz Natal!

Viram? Ideias giras e fáceis. Obrigada, Paula!

Tenham uma óptima semana!