segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pára tudo! Acordo ortográfico adiado.

Via
Se eu estivesse a escrever segundo o novo acordo ortográfico, teria escrito "Para tudo! ".  "Para tudo, para pensar!"
Faz algum sentido?! Nenhum. E foi por este tipo de alteração que me opus ao acordo ortográfico. Este e outros, como o corte da raiz latina de imensas palavras. Pareceu-me uma insanidade que quisessem empobrecer a nossa língua materna, da forma descuidada e desnecessária como o estavam a fazer.

Os ingleses não fazem acordos ortográficos, e os franceses também não. Há séculos, segundo li, e no entanto compreendem-se bem.  Porquê nós?!

Porém, comecei a convencer-me da inevitabilidade deste acordo. Apesar de ninguém o querer, ou seja, milhões de falantes da língua portuguesa de diversas nacionalidades, contra meia dúzia de "eruditos", iria acontecer.
Então, comecei a tentar adaptar-me a esta nova forma de escrita. Mas não consegui. Parecia-me sempre que estava mal escrito, voltava atrás e corrigia. Para o Português bem escrito. Por isso, foi com uma imensa alegria que li a declaração da Sociedade Portuguesa de Autores sobre a não adopção do novo acordo ortográfico.

O Brasil adiou para 2016 uma decisão final sobre o acordo e Angola assumiu-se publicamente contra a entrada em vigor do mesmo. 

Afinal, as línguas são feitas pelos falantes ou pelos linguistas?! Uma lição básica de Linguística I, que os tais "eruditos" se esqueceram de ter em conta.
Que episódio tão lamentável.

Tenha uma óptima semana!