quinta-feira, 16 de maio de 2013

Como semear Glicínias


Gosto imenso desta época do ano! Para além dos dias soalheiros aprecio as flores a desabrochar, em particular a nossa glicínia que se mostra, a cada ano, mais florida. E sem dúvida que este ano foi um autêntico festival!

Desde 2011, a propósito deste post, os pedidos de sementes não têm cessado de me chegar, e na medida do possível vou tentando corresponder, até porque todos os anos a Glicínia tem dado mais sementes. No entanto, eu não sabia como tratar as sementes, pois a nossa já chegou a casa com cerca de um metro de altura, e não pude transmitir indicações a ninguém, junto com as sementes. Isto mudou este ano, com o esclarecimento de uma jardineira experiente, a Isa, a quem também enviei sementes, e as aguardava desde o ano passado.

Então, segundo a Isa,  é assim...

Quanto ao pormenor de pôr as sementes de molho... prende-se com o princípio de querer acelerar o mecanismo de brotar as raízes e assim nascer mais depressa sem correr tanto o risco de a semente apodrecer sem força para brotar, uma vez que a casca é muito resistente.

As sementes ficam de molho até dobrarem de tamanho... entre 24 a 48h depois semeiam-se em trufa com um pouco de areia e coloca-se o vaso dentro de um saco plástico perfurado para deixar entrar o ar, mas com o cuidado de não deixar a luz do sol incidir direto. (segundo pesquisas que fiz, porque nunca semeei nenhuma glicinia).

Eu vou fazer a experiência e depois informo-a do resultado. Mas como tem resultado com outras sementes, acredito que com esta também resulte.

Pronto! Boa sorte, espero que resulte. 
Até breve!