segunda-feira, 27 de maio de 2013

Problema + Solução + Acção = Empreendedorismo



O tempo em que os meus filhos achavam que o dinheiro simplesmente "saía" do Multibanco já vai longe. Eles compreenderam bem que para termos dinheiro é preciso ganhá-lo. E economizá-lo, como escrevi aqui. De tal forma que no ano passado, durante uma época em que o Duarte economizava dinheiro para comprar um computador, me perguntou o que poderia fazer, para ganhar mais dinheiro, para além da mesada. Propôs ajudar-me nas tarefas domésticas a troco de pagamento; coisa que eu recusei, explicando-lhe que participar dessas tarefas é obrigação de todos cá em casa. Depois, lembrou-se que poderia vender algumas coisas que já não quer, como jogos e brinquedos. Aplaudi a ideia, e prometi ajudá-lo na concretização desse projecto.

Já a Letícia, desde o 3º ano de escola que faz pequenas coisas para vender; numa época foram pulseiras de missangas, noutra, marcadores de livros, que desenhava, pintava e recortava. Vendia-os a preços simbólicos, e chegou a ter encomendas! Outra ideia que ela não abandonou foi a de vender" limonada", talvez porque lhe digo que faz o melhor refresco que já bebi!

Confesso que intimamente me congratulei com o empreendedorismo dos meus filhos. Convenhamos, vivemos num tempo em que o conceito de empreendedorismo se impôs de forma definitiva. E quanto mais cedo incutirmos a sua noção, de forma a torná-la uma competência dominada com agilidade, mais natural será para os nosso filhos, aplicá-la, no quotidiano.
Vejo tantos adultos que se focam apenas no problema, bloqueando aí, sem conseguir passar ao pensamento da solução, que me parece de facto uma necessidade mudar este estado mental o mais cedo possivel.

Por conseguinte, quando fui contactada pelo StartIupi, e comecei a ler os conteúdos que promovem, identifiquei-me totalmente com o conceito. Através de workshops, propõem-se a contribuir para a formação de crianças, jovens e adultos, mais capazes e confiantes de estabelecer e perseguir os seus objectivos pessoais. Para tal, facultam vários programas, de entre os quais, destaco: para pais e professores, para crianças dos 6 aos 12 anos, dos 12 aos 16 anos, e  para jovens maiores de 16 anos.
Cada programa tem os seus passos ajustados e objectivos. O das crianças mais pequenas é realizado de forma muito concreta, de modo a produzirem artigos, e venderem a dinheiro (€), numa reprodução fiel do mundo real.
Acredito que esta experiência lhes seja muito gratificante, até porque já constatei com a experiência da Kidzania, como as crianças adoram este tipo de actividade!
Aprender a jogar ou a brincar é sempre o método mais aliciante.

Para além dos programas no local há também a possibilidade da equipa Startiupi se deslocar a Escolas, a fim de realizar sessões para formação de professores.
Para quem não tiver oportunidade de se deslocar a Lisboa proponho a leitura do livro " Start iupi - Fazer coisas",  à venda nas livrarias FNAC.

Para terminar, a Startiupi oferece a um leitor do Mãe... e muito mais  um voucher para o Iupi Bizz de 8 de Junho ( crianças dos 6 aos 12 ). Para tal, basta deixar aqui uma frase, dizendo como explicaria a ideia de empreendedorismo ao seu filho. De entre as quais eu escolherei a que mais me agrada. Vale?
Para conhecer melhor este projecto, veja aqui.


Tenha uma óptima semana!