sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dica de cinema - O Discurso do Rei

Era um filme que eu queria muito ver, e aconteceu mais cedo do que previ, numa tarde de sábado, em que as crianças estavam alegremente ocupadas, em festas de aniversários. Programa a dois - raro!
Sabia alguma coisa do rei George VI de Inglaterra, e como são factos históricos, dos quais o segredo não é necessário para ver o filme, passo a relatar;  que sucedera a Edward VIII, seu irmão, o rei "romântico*", que abdicou por amor à norte-americana Wallis Simpson duas vezes casada, e divorciada.  Que tivera um reinado relativamente curto - 16 anos, o que obrigara a sua filha - Elizabeth II, actual monarca,  a suceder-lhe ainda muito jovem, com apenas 26 anos.

Ignorava completamente que George VI fosse gago, porque dele não reza a história como o "Rei Gago", cognome mais propositado, do que outros  reais cognomes! Porque seria? Veja o filme e descubra.

O filme não me decepcionou, e Colin Firth estava impecável, como sempre, aliás, igualmente para Geoffrey Rush, razões pelas quais as doze nomeações ( filme com maior nomeações, para os óscares!) não me espantam. Aconselho. Tenha um bom fim de semana!

* Há uma segunda versão sobre os verdadeiros  factos que levaram o rei Edward VIII a abdicar, como a sua simpatia pela ideologia hitleriana ( no filme ao de leve mencionada através das flores do embaixador alemão para Wallis Simpson); para abafar o escândalo público, o rei teria sido obrigado a abdicar, sob o pretexto de querer casar com a sua amante plebeia, de passado obscuro.