quarta-feira, 2 de março de 2011

As coisas que eu reutilizo

Custa-me imenso entender porque ainda há pessoas que apesar de terem os contentores de separação do lixo próximo de casa, apesar de serem pessoas jovens, com formação, não fazem a separação do lixo! Que querem que vos faça?! Não compreendo!
Há dias, passei por uma senhora octogenária, carregada de sacos, com o lixo separado, para o colocar nos contentores a 30 mt de casa; comentou comigo que tinham posto os contentores mais longe, mas que não fazia mal, aproveitava para caminhar que lhe fazia bem! Isto sim, é um exemplo inspirador.

Há tantas coisas que podemos fazer em prol do meio ambiente; a reutilização é uma delas. Eis algumas das minhas ideias:

Sacos plásticos transparentes da fruta e legumes; guardo, enroladas na despensa e todas as vezes que vou ao mercado levo comigo e reutilizo. Enquanto não se rasgarem reutilizo. Se alguém olha para mim e me vê a tirar do saco das compras ( que também levo!), fico embaraçada?! Nem sequer reparo; quando agimos com naturalidade, tudo é natural!
Envelopes almofadados; quando recebo, guardo e quando preciso de utilizar algum, colo uma folha ( igualmente reutilizada), na parte da frente, onde escrevo o nome do destinatário e remetente. Reutilização e economia!

Frascos da Nutella, compota, e manteiga de amendoim, guardo e reutilizo para as compotas que faço, para guardar frutos secos, e cereais como sementes de funcho, de sésamo, etc. Acho bonito ter frascos variados, tanto na cozinha como na despensa. Dá um aspecto mais country!

Frascos de vidro de iogurte, dão óptimas lanternas; basta um laço colorido, uma flor, e são os detalhes das janelas, das mesas, enfim, de onde os queiramos colocar.

Parece-me que já há casas onde tudo utilizado na decoração é reciclado e reutilizado, vi certa vez numa revista, que pena não ter guardado as imagens, para partilhar!

Quer partilhar alguma dica de reutilização? São bem-vindas!

Até breve!

UPDATE:
Contribuições das leitoras, para reutilização de mais de 20 itens:
1.Caixas de sapatos
2.Água
3.Óleo de cozinha
4.Chávenas quebradas
5. Caixas de ovos
6.Pacotes de leite
7.Caixas de bolachas-metal e plástico
8. Frascos
9.Caixas de cereais
10.Papel
11.T-shirts velhas
12.Pensinhos diários
13.Garrafas de molho de tomate e whisky
14.Caixinhas de comida
15.Latas de conserva
16.Caixas de bonbons
17. Reutilização de roupas- segunda mão
17.Esponjas velhas

E muito mais! Entre nos comentários e siga os links!
Muito grata a todas, pela partilha :)