Durante imenso tempo ouvia muitos pais, e adultos em geral, comentarem que os actuais desenhos animados são muito violentos; normalmente eu contrariava, pois cá em casa as crianças tinham apenas a RTP2 como referência, e desde pequeninos que viam desenhos na minha companhia, portanto eu via e gostava do que víamos.
Claro que chegou uma altura, em que os meus filhos se cansaram do Noddy e do Ruca, por serem muito repetitivos e também porque à medida que cresciam, iam deixando de ser o público alvo daquelas séries; no entanto, outros que os interessavam os substituíam, e eu continuava a acompanhar essa evolução e, até a verificar um diferenciamento de gostos entre o Duarte e a Letícia. Tudo absolutamente normal.
No computo geral, sempre achei a RTP2 um canal de qualidade para os meus filhos, sendo que até para mim foi durante anos a estação televisiva preferida. Até há cerca de 4 meses, quando passamos a usufruir de mais de 40 canais e as crianças tiveram acesso a canais temáticos, sendo obviamente aqueles de desenhos animados, os seus preferidos. E eu passei a ver também alguns, quando por exemplo, lanchamos juntos; e compreendi de onde vem esta actual e comum noção de que os desenhos animados actuais são violentos.
Compreendi e concordo; na grande maioria, de fraca qualidade, tanto em animação ( imagens paradas com vozes off, ou excessivamente movimentadas), como nas histórias que contam, ou deveria antes dizer na não-história? Personagens estranhíssimas, que se afastam dos arquétipos humanos, para se tornarem robotizadas, ou resultados de seres fabricados em laboratório. Personagens iradas, que falam aos gritos, violentas, que espancam, e que não dizem nada de valor.
Um dia destes mudei por casualidade para a RTP2* e estava a passar um episódio do Snoopy, daqueles desenhos animados da minha infância, uma personagem de quem aliás, gosto até hoje; e disse aos meus filhos isso mesmo. Ficamos todos juntos a assistir, e que diferença!
Um ritmo absolutamente tranquilo, com personagens a falarem calmamente, e mais: a terem diálogos engraçados e inteligentes! Toda a semana, assistimos ao Snoopy, cada episódio dedicado a um tema diferente, como o cancro ( quando uma menina da escola adoece), aos grandes inventores do séc.XX. e os meus filhos gostaram.
Isto sim, são desenhos animados, cumprem a sua função sendo lúdicos e pedagógicos, para ajudarem as crianças a assimilarem valores e cultura, entre gargalhadas.
É óptimo termos oportunidade de escolha, e mais uma vez, podermos orientar os nossos filhos demonstrando-lhes as diferenças entre uns e outros; mas para isso, temos que ver desenhos animados, não é?!
Tenha uma óptima semana!
* Snoopy e Charlie Brown, passa no Zig Zag do Canal 2, durante a semana, pelas 20:30.