sexta-feira, 20 de maio de 2011

Descontrole nas finanças?! Confira as dicas...

 (Imagem)

Hoje não há bolo. Nem pudim, nem sobremesa para o fim-de-semana. O assunto de hoje não tem nada a ver com sobremesas; aliás, suponho que nestes tempos deve ser assunto que tira o apetite a muitas pessoas. Por isso mesmo, quando a Lidiane, do Bicha Fêmea, me convidou para participar de um texto, contribuindo com as minhas dicas, de controle das finanças, aceitei sem hesitar.

Indiquei orientações simples e eficazes  para manter as finanças controladas. 
Eu e o meu marido temos por base nunca gastar mais do que ganhamos, pelo contrário, do que auferimos uma parte é ainda economizada.
Posto isto, não compramos nada a prestações, nem fazemos empréstimos seja para o que for. Os juros que se pagam são altíssimos, é melhor negócio economizar até possuir a quantia certa para comprar a pronto.  Claro que para isso é necessário ter paciência, coisa que atualmente as pessoas não têm, porque vivemos na era do fast! Mas, vale a pena voltar a esse conceito, se não quisermos cair nesse redemoinho infernal de prestações para cartões de crédito, móveis, eletrodomésticos, férias, etc.

Para economizar, as minhas dicas são:
- Comprar só o que realmente necessitamos; quantas das nossas aquisições são motivadas apenas pelo impulso momentâneo?!
- Comprar em mercados, onde adquirimos diretamente ao produtor, ficando mais económico.
- Fazer listas de compras, para o  supermercado, e não "passear" pelos corredores sob pretexto algum. Olhos que não vêm, coração que não sente.

- Comprar roupa e calçado em saldos e promoções. São artigos muito caros, que sobrecarregam bastante o orçamento familiar; adquiridos nestas circunstâncias atenuam os valores e confinam-nos a determinadas épocas do ano. 

Acredito que as dicas das Bichas Fêmeas serão muito úteis e nos poderão ajudar a todos; vamos lá dar uma vista de olhos?

Tenham um excelente fim-de-semana!