segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A importância do queijo na alimentação das crianças

Um ratinho de queijo nunca é suficiente!

Queijo é um daqueles itens que está sempre na minha lista de compras. Todos gostamos imenso, seja queijo-creme, emental, fundido, brie, etc., etc., não somos nada esquisitos quanto ao tipo. Por isso, quando me contactaram a oferecer-me um cabaz com queijinhos variados, que aliás eram já muito do nosso agrado, tive todo o gosto em aceitá-lo.
Comemos queijo a todas as refeições, e por isso, quando optamos por não beber leite ao lanche, porque as crianças preferem sumo natural, e eu frequentemente chá, o queijo proporciona-nos a dose de cálcio aconselhável.  

Confesso que depois de os meus filhos entrarem na escola, a minha preocupação com os lanches agudizou-se, o que me fez experimentar novos tipos de queijo. Aliás, creio que esta preocupação é comum a muitas mães; queremos proporcionar lanches saudáveis  aos nossos filhos, e no entanto, como o momento do lanche nos escapa, o mesmo deve ser saboroso para garantirmos que vão lanchar o que lhes colocamos nas mochilas.  

Um cabaz muito simpático, com diversos queijinhos e brindes!

E foi assim que os Queijinhos da Vaca que ri, e os Mini Babybel entraram cá em casa; normalmente com pão, ou excepcionalmente com bolachas de água-e-sal, constituem um snack que os meus filhos apreciam imenso. Idealmente deve acrescentar-se uma peça de fruta, juntando fibra, vitamina C e algum açúcar às vantagens do queijo. 

Os Palitos de tostas com queijo Pik & Croq são outra excelente opção, muito práticos e as crianças acham muito divertida aquela forma de "fondue". 

Um lanche saudável deve ter (tal como o pequeno-almoço) um lacticínio (leite, iogurte, queijo), uma peça de fruta, alimentos ricos em hidratos carbono (pão, flocos de cereais, tostas integrais) e, claro, água!

Para além do  queijo ser rico em proteína, cálcio e vitaminas A e B, estes queijos têm uma embalagem muito prática, o que facilita a vida das mães, ao prepararem o lanche, e dos pequenos, cuja pressa para a brincadeira desmotiva lanches demorados.  

É de extrema importância que as crianças façam várias refeições ao dia, e que os diversos alimentos da roda alimentar estejam  incluídos, nas proporções indicadas. Só assim terão energia para brincar, para fazer exercício físico, e ficarem concentradas durante as aulas. E se nestes tempos modernos, de correria constante, podemos contar com algumas soluções práticas e saudáveis, e além de tudo, do gosto das nossas crianças, devemos aproveitá-las, não é?

Pessoalmente, tenho um fraquinho pelos Mini Babybel, acho-os muito saborosos e cremosos que baste. Por isso os incluo também nos nossos piqueniques e são sempre um sucesso, mesmo para aqueles que não os conhecem.  
Ah, a bem da verdade, esse fraquinho é partilhado pelos meus filhos. Havendo queijinhos em casa, não há preocupações com a falta de cálcio.  

Tenha uma óptima semana!   

Nota: Este texto é resultado de uma colaboração com a marca de queijos vaca que ri, Mini Babybel e Pik &Croq, porém a minha opinião favorável às marcas mencionadas é isenta, expressa como consumidora. Reservo-me ao direito de emitir opiniões imparciais, inclusive em situações de publicidade.