quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dizer sempre a verdade



Que educar filhos é um dos grandes desafios da nossa vida já não é novidade, mas dentro desta classe, por assim dizer, há subclasses que apresentam graus de dificuldade, particularmente intimidantes.

Como por exemplo, ensinar os filhos a dizer a verdade, a serem sinceros.
Como em tudo, a melhor forma de ensinar é dando o exemplo, e eu sou uma das mães que se vangloria de dizer sempre a verdade aos filhos; se têm maturidade para perguntar, têm maturidade para ouvir a resposta, é o meu mote.

Mas o exemplo não termina na relação que tenho com os meus filhos; eles observam, atentamente, as minhas reacções e pensamentos expressos nas relações que tenho com os outros. Como de resto, fazem todas as crianças, com todos os pais. E se em determinadas situações, o meu comportamento é inequívoco, outras há, em que a bem da educação, da paz e tranquilidade, me calo ou adopto uma posição mais benevolente. 

É assim que a sociedade funciona, a sinceridade deve ser usada com peso e medida, evitando o risco de tornar a qualidade num defeito. Contudo, sendo esses exemplos mais subtis, escapam mais facilmente ao radar das crianças. Aliás, escapam também à maioria dos adultos, e o intuito é mesmo esse.

Recentemente, aquando da apresentação dos professores, na escola, um professor perguntou à Letícia, se tinha gostado de todos os professores; resposta pronta: - De todos, menos do Y!
( Glup…! O pai engoliu em seco)

Sinceridade e frontalidade são características da minha filha, isso é ponto assente. No entanto, ela já aprendeu há muito tempo, que tudo aquilo que pode ferir a sensibilidade das pessoas, não deve ser dito. É um limite, como muitos outros, que ela respeita. No entanto, esta é outra situação, é uma excepção, como tantas outras excepções à regra de dizer sempre a verdade e ser sincera.

E como “descalcei eu esta bota”…?

O que lhe disse foi que não deveria comentar sobre professores, aos outros professores, porque são colegas; ao que a Letícia me respondeu: - Mas o professor perguntou-me!
Óbvio, uma pergunta directa, merece uma resposta directa. (Bolas! Para além de excepções, ainda tenho que me debater com argumentos inteligentes e pertinentes!)

- Tudo bem, ele também não deveria ter feito uma pergunta dessas; de qualquer forma, ainda é muito cedo para conheceres os professores e saberes com quem simpatizas, não achas?

-Sim… respondeu ela pouco convicta. Ou porque duvidasse que a sua opinião mudaria, ou porque são regras a mais para gerir o que se diz e se cala. 

É difícil a tarefa dos educadores, mas também não é mais fácil a tarefa dos educandos!

Até breve!