segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Natal todos os dias

 Eu sei que a época natalícia pode ser stressante e deixar-nos muito assoberbados, sobretudo para quem organiza o Natal em casa, mas tem tantas coisas boas! 

Obviamente que há um aspecto material que não pode ser descurado nesta época, fazer a decoração da casa, pensar em quem queremos agraciar com os nossos presentes, e depois comprá-los, a mercearia para preparar as refeições, e mais isto e aquilo, e gerir o orçamento para tudo isto pode ser efectivamente desafiante, mas tentar encontrar também nestas actividades alguma tranquilidade e se possível alegria, é o desejável. E depois, há o outro lado...

Parece que o mundo inteiro, pelo menos o nosso mundo, começa a entrar lentamente em pausa, o foco a dirigir-se para coisas mais bonitas, alegres, amorosas, elevando nosso espírito e mudando a nossa vibração. Entramos num estado de mais empatia, compreensão e amor. E nesse estado passamos a fazer todas as coisas que são mais "aborrecidas" com mais paciência, e tolerância. Até incluímos quem habitualmente excluímos, como os menos afortunados. 

Os menos positivos costumam responder-me: E de que adianta?! Passa o Natal e volta tudo ao de antes! E eu respondo: Depende de ti, faz a tua parte sempre. Porque a verdade é que nos focamos muito no colectivo, retirando-nos da equação, quando de facto nós fazemos parte dela, nós somos a solução. Portanto, podemos não conseguir acabar com a fome no mundo, mas se a pudermos mitigar em alguém próximo de nós, já é tudo o que podemos fazer, e estamos a fazer.

A maioria de nós reclama demais sem noção de quão privilegiados somos. O desafio é mudar o foco para um estado interno que sinta gratidão, e desse sítio partir para o exterior. Fará toda a diferença. O Natal vem a cada ano trazer-nos outra oportunidade de sermos e fazermos melhor. Como não vivê-lo com alegria?!