quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Dica de Leitura - " Noite sem lua"

Via

Este foi o último livro que li em 2022, e queria deixá-lo registado. 

John Steinbeck é um autor norte-americano, nascido em 1902 e vencedor do prémio Nobel da Literatura. Foi muito bem sucedido, e a sua actividade escrita prolífica. Vários dos seus livros foram adaptados ao cinema, eu vi pelo menos "A leste do Paraíso", e li "As vinhas da Ira" e "A pérola", que tenho, e ainda tenha sido há muitos, muitos anos, e não me recorde detalhadamente, sei que fiquei com boa impressão. Portanto, este "Noite sem lua" não me decepcionou, pelo contrário, foi muito melhor do que antecipei. 

A acção localiza-se algures perto de Inglaterra, num país/ilha que não é nomeado, durante uma guerra que também não é designada mas leva a crer que seja a II Mundial, e que é invadido sem resistência, devido ao diminuto e despreparado exército,em poucas horas. O local tem interesse devido à mina de carvão, que o inimigo pretende, e desde logo o diálogo entre o Presidente do país e o coronel inimigo espanta pela franqueza e humanidade. Um, enquanto soldado de carreira cumpre ordens sem questionar, o outro, eleito pelo povo não esquece que deve fazer o que este deseja, e que é somente um mero representante. Este modelo de politico que parece deixar o coronel perplexo, tal como me deixou a mim, é o exemplo perfeito do que deveria ser, mas que desapareceu da nossa sociedade, e se tornou utópico. 

O retrato dos soldados inimigos e da população ocupada é visto do mesmo ângulo, o humano. Por detrás da imagem dos soldados há homens,velhos,jovens, rapazes que querem paz, querem voltar a casa, às famílias, e desesperam pela falta das emoções que os fazem felizes, aconchegados e queridos. No fim de contas, almejam o mesmo que os civis privados de uma série de coisas decorrentes da guerra. 

Numa época de tanta guerra no mundo, e mesmo aqui, na Europa, ler este livro lembra-nos de que as pessoas, o que querem realmente, é viver em paz. Em segurança, com as suas famílias. E que se os políticos fossem genuínos representantes dos seus povos jamais se envolveriam em guerras; é deste modo, um romance universal, e por isso o escolho como a melhor leitura de 2022. 


Título: Noite sem Lua

Autor: John Steinbeck

Editora: Ulisseia

Nr de Págs: 176