quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Dica de leitura - Uma vida Inteira

Via
É considerado um romance brilhante, e foi um fenómeno de vendas nas livrarias alemãs. Já não recordo de onde me chegou a dica mas a apresentação da narrativa interessou-me. Assim que comecei a ler as primeiras páginas anotei mentalmente que devo prestar mais atenção à origem das minhas sugestões de leitura; tal como aconteceu antes com o som, são agora as palavras lidas que não estando em sintonia com a minha consciência se me tornam penosas e intoleráveis. Refiro-me particularmente à descrição da infância do protagonista; o mau-trato infantil, ainda que em ficção, é-me absolutamente insuportável. 

Portanto, esta é a história de Egger, um órfão recolhido por parentes relutantes, que desde cedo encontrou as amarguras e desgostos de um mundo rural, duro e impiedoso para com os frágeis e necessitados. Mas ele possui a resiliência das ervas daninhas, que teima em singrar nos climas mais hostis, e até disso faz gala. Tudo o que a primeira metade do século XX lhe proporciona ele aproveita, retirando-lhe o melhor de que é capaz, tornando-se um sobrevivente obstinado do principio ao fim da sua vida. 

Egger é uma personagem comovedora, seja pela solidão imposta e depois auto-infligida, seja pelas suas diversas facetas, por vezes inesperadas, como a romântica, revelam alguém de quem não se sabe o que esperar. Só ele é capaz de se ver na sua profundidade, e tem a coragem de o fazer. 

Título: Uma vida Inteira

Autor: Robert Seethaler

Nr de págs: 120

Editora: Porto Editora