quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Santiago de Compostela - visita de um dia

 


No feriado de 5 de Outubro demos um salto a Santiago de Compostela. Há alguns anos que queria lá voltar e apesar de ter estado na calha um par de vezes, foi sempre adiado. 
Fomos directamente a Pontevedra, que me tinha causado uma maior impressão, há quase 30 anos, é aquele tipo de cidade pequena e antiga de que gosto muito, e foi diferente, achei a cidade muito maior, menos provinciana, mas igualmente bonita. Passa por lá el camiño e ver os peregrinos a toda a hora já nos prepara para Compostela, é assim uma espécie de ante-sala. 

Planeamos fazer piquenique ao almoço, para nós é sempre a melhor opção, porque primeiro, é muito mais prático procurar um sítio para almoçar do que procurar um restaurante, segundo, um restaurante com opção vegetariana é ainda menos fácil de encontrar, e 3º perde-se muito menos tempo, do que fazer a refeição em restaurante. E num passeio de um dia não há tempo a perder.

Apanhamos alguma chuva no final da tarde, de forma que essa parte foi menos agradável, mas deu à mesma para passear pela cidade, admirar os prédios antigos e ruas medievais, apreciar a chegada dos peregrinados vindos pelos diversos caminhos, uns alegres, outros a chorar, uns a solo, outros acompanhados, uns a cantar outros em silêncio, mas todos emocionados, orgulhosos, e talvez aliviados, por chegarem finalmente ao destino.  
Entramos na catedral por uma porta lateral, da outra vez ainda entramos pela porta principal e podíamos tocar na estátua do santo Tiago, agora protegida com acrílico e de acesso restrito a visitantes pagantes, e ficamos sentados algum tempo a apreciar a beleza da talha dourada, das imagens, e da grandiosidade da catedral; também observamos os peregrinos, uns movidos pela fé, outros pela curiosidade turística, mas todos respeitosos. Confesso que esta parte de observar as pessoas é uma das minhas preferidas, nos passeios e viagens. É tão interessante tentar desvendar as pessoas e as suas histórias. 

De tarde, lanchamos os típicos e famosos churros com chocolate que não tem nada a ver com os que se comem por aqui, e os mais deliciosos são servidos no Café Iacobus: a dica foi-me dada pela funcionária de uma pastelaria cujo nome esqueci, mas ao mencionar em conversa o valor que dá aos doces caseiros, pensei logo que era a pessoa certa para me dizer onde encontraríamos os melhores churros. Confesso que se por acaso passássemos em frente daquele estabelecimento nunca na vida lá entraríamos, e porém, tanto os churros como o chocolate quente são deliciosos. Aconselho.

Foi um passeio que valeu muito a pena. Afinal, Santiago de Compostela fica a pouco mais de 2 horas e pico de viagem, acho que não demoraremos muito a lá voltar.