quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Tendências em árvores de Natal

 

Via

Tradicionalmente, hoje é dia de montar a árvore de Natal. É isto que, realmente, dá o ponto de partida e countdown para o Natal. Cá em casa não tem havido grandes variações, mas notei que a decoração das árvores está a ser também alvo de modas.

Nos últimos anos a tendência era manter um tema, tudo bolas vermelhas, tudo bonecos-de-neve, tudo chupa-chupas, e etc. , e confesso que a criação de um tema me agradou por lhe dar um certa harmonia, que era alcançada muito facilmente, o que também me agradava pela praticidade. Porém, surgem agora sinais de que essa tendência está a mudar, e começam a aparecer árvores que me fazem lembrar muito as da minha infância, seja pela diversidade decorativa, seja pela profusão. Assim pró Kitsch

Serão menos fáceis de montar mas, convenhamos, têm vários aspectos positivos! Desde logo é aquele tipo de árvore de Natal que sendo mais difícil de identificar, requer uma observação mais demorada, em cada objecto e detalhe, provocando comentários e conversas; é também depositária de uma colecção crescente, há sempre um enfeite bonito ou com alusão significativa que justifica a compra e que traz novidade a cada Natal; e cada enfeite conta uma pequena história, lembra o sítio onde foi comprado, ou a ocasião que o originou; é também uma árvore em arranjo permanente, cada membro da família vem e dá um toque seu, trocando este ou aquele enfeite de sítio, para lhe dar mais ou menos destaque. Por fim, é uma árvore mais amiga do ambiente, por ser feita de acumulação através dos anos, e não de descarte e substituição. 

A solução para evitar o descarte do que temos, é guardá-lo e ir misturando com algo novo que se adquire, ou trocar alguns enfeites nas plataformas de venda ou feiras de velharias, onde aparecem decorações vintage únicas, que remetem para a nossa infância e nos provocam uma certa nostalgia, tão aliás própria a esta época do ano.  

E que os jogos -natalícios- comecem!